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Neurociência: Uma Aliada dos Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento Organizacionais

Desenvolver as pessoas é uma necessidade cada vez mais premente para as organizações por conta do cenário altamente competitivo, volátil e incerto dos dias de hoje. Portanto, um treinamento que mostra apenas o que o profissional deve fazer para cumprir uma função ou tarefa não é mais o suficiente. O foco das empresas atualmente é proporcionar experiências que estimulem mudanças comportamentais, que melhorem satisfação (dos clientes internos e externos), que gerem maior alinhamento à identidade e cultural organizacional e que, em última instância, aumentem a produtividade. Para atender essa demanda é possível utilizar metodologias ágeis, lúdicas e experimentais, gerando assim aprendizado sustentável e colaborativo (em rede).

As metodologias que utilizamos na Senses partem do desafio de promover transformação comportamental nos profissionais das empresas, sabendo que essa mudança é individual e "de dentro para fora". Outra questão que pauta a nossa atuação é a importância de alinhar os valores organizacionais com os dos indivíduos, mantendo a essência de cada um. Por fim, focamos que este processo de transformação tenha aderência à realidade organizacional. Ou seja, que as competências e habilidades sejam incorporadas e aplicadas na rotina de trabalho de forma prática e imediata.

Como resposta a esses desafios, a metodologia da Senses Aprendizagem tem como objetivo gerar memória de longo prazo. Para isso, usa como base a Heutagogia (evolução da Andragogia que foca a autonomia do processo de aprendizagem e valoriza as experiências pessoais e a necessidade de rapidez na assimilação de conhecimento e de habilidades) e também a Teoria do Cérebro Trino, desenvolvida pelo neurocientista Paul MacLean.

De acordo com essa última, o sistema nervoso central é formado por três “cérebros” distintos que interagem entre si fundidos em uma única estrutura. Em nós seres humanos, eles teriam se desenvolvido em camadas, e cada uma delas traz aperfeiçoamentos e novas funções. As teorias de Paul MacLean atestam que se a informação for apresentada aos indivíduos respeitando o fluxo de entrada de cada camada do cérebro - primeiro no Reptiliano (recursos motores), depois no Límbico (recursos emocionais) e a seguir no Neo-Córtex (foco racional) -, existe uma maior retenção das informações.

Com essa base, o estímulo às três camadas cerebrais, foge do processo clássico e um pouco desgastado de treinamento: o tripé que compreende: apostila x PowerPoint x saliva. Os participantes interagem verdadeiramente com os conteúdos apresentados, fazendo uma correlação direta com o seu dia a dia. Em uma solução gamificada, por exemplo, os participantes têm a oportunidade de:

  • Agir/vivenciar (estímulo ao Reptiliano).
  • Sentir (estímulo ao Límbico).
  • Refletir e racionalizar (estímulo ao Neocortical).

Por meio de práticas vivenciais, a empresa apoia o desenvolvimento de seus colaboradores e o alcance dos resultados almejados. A aplicação dessas práticas em nossos clientes tem resultado em sólidas transformações culturais e de mudança comportamental.

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